DÚVIDAS FREQUENTES

      1. Quais informações são necessárias para fazer uma cotação de frete?
      Você precisa informar o trecho entre cidade origem/cidade destino, o tipo de produto que será cotado (ex: confecções, peças,embalagens para presente, etc) o valor da nota fiscal, o peso do produto e as dimensões ( altura, largura e comprimento ) da embalagem.
      2. Como é calculado o frete?
      Para definir o valor do frete, é feito um cálculo com as seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nestas informações e, se for o caso, poderá ser somado ao valor Taxas (FRETE PESO, AD VALOREM, GRIS, TAS, TRT e PEDÁGIO) e Tributos existentes (ICMS). Em algumas cidades onde houver Zona Máxima de Restrição de Circulação, poderá ser cobrado a TR.
      Consulte a Aerolog e verifique a negociação comercial acordada.
      3. Quais são as taxas cobradas nos fretes?
      AD Valorem (Frete Valor) – Porcentagem cobrada sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria transportada
      Frete Peso – Valor cobrado pelo peso ou pelo espaço físico proporcional em m3
      GRIS – Taxa de Gerenciamento de Risco
      Despacho – Taxa de emissão de CTRC
      TAS – Taxa de Administração das Secretarias de Fazenda
      TRT – Taxa de Restrição ao Trânsito
      4. O que é cubagem?
      Cubagem é o espaço físico que a mercadoria efetivamente ocupa e esta medição leva em consideração o peso e o tamanho das mercadorias. Basta efetuar a seguinte conta: Multiplique as medidas de ALTURA X COMPRIMENTO X LARGURA da carga para chegar na metragem cúbica;
      No transporte rodoviário, multiplique a metragem cúbica por 300;
      No transporte aéreo, multiplique a metragem cúbica por 167.
      Estes números representam a fração ideal de peso para ocupação do veículo e do avião. Por fim, multiplique pela quantidade de volumes.Quando a cubagem for maior que o peso real da carga, consideramos para efeito de frete o peso cubado.
      5. Como é calculada a cubagem aérea?

      6. Posso embarcar uma mercadoria sem a nota fiscal?
      Pessoa jurídica deve sempre enviar sua carga acompanhada da nota fiscal, cujo número deve estar destacado na embalagem.
      7. O que é AWB?
      É uma abreviação do termo em inglês “Airway Bill” que significa Modelo de Conhecimento de Embarque Aéreo.Trata-se de um contrato de serviço entre a Aerolog e a companhia aérea.
      8. O que é CTRC?
      O CTRC é a abreviação de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, também chamado de Conhecimento ou CTO. É um documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir legalmente as mercadorias entre o local de origem e o destinatário da carga. É a nota fiscal da empresa transportadora, ou seja, é o documento oficial usado para faturar os transportes realizados.
      9. O que é Liberação Fiscal do Transporte aéreo?
      É quando a mercadoria fica retida na fiscalização possivelmente por conta de pagamento pendente de impostos para o estado ou município, e é preciso regularizar a situação para que haja a liberação da mesma.
      10. Qual o procedimento para o embarque de carga perigosa?
      Obrigatoriamente a embalagem deve ser homologada pelo IATA, acompanhada da “SHIPPER DECLARATION” ( declaração de artigos perigosos.)